Páginas

29 de agosto de 2011

Uma "Palavrinha"





- Sobre Pecado e Arrependimento - 



Pois é, vez ou outra nós nos encontramos nessa triste situação. Pecamos, fazemos aquilo que desagrada a Deus e nos deparamos com um forte sentimento que parece corroer o nosso peito e que faz brotar questionamentos diversos: E agora? O que fazer? Parece que num momento estava perto de Deus e no momento seguinte me sinto longe de Deus? Mais uma vez dei voz ao inimigo, mas uma vez ouvi a minha carne, mais uma vez aceitei as sugestões do mundo e desagradei o meu Deus!
Apesar de serem sentimentos duros e terríveis, digo com toda certeza que a pessoa que está na situação acima está em melhor situação do que a pessoa que peca e não sente nada por ter violado a vontade de Deus.
HÁ SOLUÇÃO PARA O PECADO
O que precisamos saber é que a nossa luta deve ser sempre na busca de não pecar. Porém, a própria Bíblia nos revela que é possível que, por diversos fatores, caiamos diante dele. Pode ser por desleixo em nossa vida espiritual, por imaturidade, por forte tentação, etc. Como o próprio Jesus disse, se descuidarmos, a nossa carne é fraca. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mc 14. 38)
Seja como for, a matéria prima para resolver uma situação onde pecamos chama-se arrependimento. Sem arrependimento não há solução para o nosso pecado. “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” (At 3. 19). O arrependimento sincero é a condição para solucionarmos o estrago da ação do pecado em nossa vida.
Arrependimento é o processo pelo qual racionalmente confessamos a nossa culpa pelo pecado que cometemos e assumimos firmemente que não queremos mais esse pecado em nossa vida.
COMO AGIR DEPOIS QUE ME ARREPENDI DE MEU PECADO?
Com o arrependimento no coração é hora de achegar-se à presença de Deus em oração. É a Deus que devemos confessar o nosso mau procedimento. “Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado.” (Sl 32. 5). Como o próprio texto já mostra, Deus perdoa um coração verdadeiramente arrependido.
E DEPOIS?
Bom, precisamos saber que o pecado sempre estará diante de nós. A nossa luta será diária. E Deus espera que nos empenhemos para não mais desagradá-lo da mesma forma que antes. O que precisamos fazer é sempre nos lembrar das palavras de Jesus quando perdoava alguém: “Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.” (Jo 8. 11).
Assim, se você acabou de pecar, vá até Deus com o coração arrependido, exponha a sua situação, peça perdão e, a partir daí, é hora de levantar a cabeça, deixar toda a culpa para trás e caminhar em frente em busca de uma vida que agrade a Deus!
E VOCÊ, TEM ALGUMA EXPERIÊNCIA PARA COMPARTILHAR SOBRE ARREPENDIMENTO E PERDÃO?
Se você tem algum testemunho para contar sobre o modo como Deus trabalhou com você quando pecou, use os comentários e compartilhe.

Vida Cristã

                O Meu Amor é Suficiente


     Por alguns segundos pense naquilo que é importante para você. Sem falar Deus, quero que você pense em coisas normais como carro, namorado (a), dinheiro, família. Você gasta seu tempo com tudo que  lhe é importante, você não gasta tempo com o que não é importante . Não precisa me dizer, apenas pense, mas agora imagine-se perdendo essa coisa tão importante, ou vendo-a longe demais do seu alcance. Como você ficaria ? Como você se sentiria ? Infeliz ?
    Muitas vezes quando perdermos ou não conseguimos algo que julgamos ser importante, necessário, questionamos a Deus nos achando merecedores disso, mas tenho algumas coisas para te falar :

- Deus te dá tudo que você precisa: (Mateus 6)

Ele te alimenta e hidrata : "  não andeis ansiosos pelo vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber ... observai as aves do céu: não semeam, não colhem e nem ajuntam em celeiros vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?"

Ele te veste :"E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? "

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."  Certa vez vi uma pregação, ela falava justamente sobre isso, percebi então que nunca dei valor, sempre tive tudo que precisava, porém tinha a coragem de quetionar quando não conseguia algo, quando orava e não recebia, mas como eu poderia reclamar se eu já tenho o que preciso enquanto busco o reino dEle ?

2 - O Amor dEle é suficiente


Você pode não ter seu carro, namorado, sua casa, coisas que você julga ser importante, mas quero apresentar a você algo muito maior, algo muito melhor. Quero Te apresentar o amor dEle por você. Mesmo quando você não tiver mais nada, alegre-se, pois você ainda terá o amor do Pai por você , e amado nada irá separá-lo desse amor 'Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.' ( Romanos 8:38-39)

O amor dEle é suficiente para curar toda a sua dor, amargura, ódio. O amor dEle é o suficiente para você ser feliz, então quando nada te restar, então saiba que restará tudo, pois Ele ainda te ama.


Com Carinho,
Rachel Cristina (@onlyqueel)


26 de agosto de 2011

Papo de Sexta!!

Fala galera\o/ e ai como vai todo mundo??
Mais uma semana no fim, é o ano ta voando mais hoje aqui no Leleke vamos tirar os pés do acelerador e vamos parar o carro, "parar o carro??". Sim amores, me acompanhem para mais um Papo de Sexta!!


Sinal Vermelho - É hora de Esperar!


Com os vidros abertos, com o som alto a se misturar com o barulho do motor do carro, adrenalina a mil, quebrando regras, velocidade totalmente fora do permitido, ultrapassando sinais vermelhos, brincando com a morte, e assumindo o risco de ferir outras pessoas, ai está você.  É você mesmo, xuxuzinho!
 “Eu, mais eu nem tenho carro e quando tiver não farei isso.”
O carro aqui amoreco é sua vida, seu coração e ai, você para quando o sinal está vermelho? Ou você é do tipo que dirige as pressas, querendo tudo para hoje e agora, pisando em corações, usando e sendo usado como item descartável.
As vezes dirigimos nossas vidas como uns loucos sem parar no sinais vermelhos, sem esperar o tempo certo, e tudo só pensando em chegar logo a onde queremos, mais só que não pensamos se estaremos com as pessoas certas nesses lugares, e se isso nós fara bem. Posso ti disser que não, dirigir a vida de forma louca, fazendo o que ti da na telha não ti fara bem não.
Ainda mais se o sinal no momento está vermelho, sabe por quê? Porque tudo na vida tem o tempo certo, tem idade na sua vida que você deve estudar, tem idade que é para brincar, tem idade da responsabilidade é hora de trabalhar, e também há o tempo certo para namorar.
 Pois: “O tempo certo ti levara ao que é eterno.” Samuel Oliveira - Blog Não Morda a Maçã.

Sem batidas, sem ferimentos de percurso, sem machucar outras pessoas.
Então estaciona o carro meu querido (a), e se o sinal no momento está vermelho espere, não corra o risco de se machucar. Alias que tal entregar as chaves, é passa as chaves, não, não para mim, mais para Jesus, deixe Ele ser seu guia, seu motorista.

Tenho certeza que você não vai se arrepender!

Beijos e até a próxima.... 


Twitter: @Thathithas

25 de agosto de 2011

24 de agosto de 2011

A obra suprema de Cristo

- Uma Palavrinha -




Jesus realizou muitas obras, porém a mais suprema foi a de morrer pelos pecadores.

A primeira carta de Paulo aos coríntios, capítulo 15 e versículo 3 resume o evento mais importante e a doutrina central do Cristianismo:

“Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras” (I Co 15.3).

"Cristo morreu" é o evento. "Pelos nossos pecados" é a doutrina. A morte expiatória de Cristo é o fato que caracteriza a religião cristã. Martinho Lutero declarou que a doutrina cristã distingue-se de qualquer outra, e mui especialmente daquela que parece ser cristã, pelo fato de ser ela a doutrina da Cruz. O ensino dos reformadores era este: quem compreende perfeitamente a Cruz, compreende a Cristo e a Bíblia! É essa característica singular do Evangelho que faz do Cristianismo a única religião que apresenta uma perfeita provisão para o grande problemas da humanidade: o pecado. Jesus é o autor da salvação eterna (Hb 5.9).

O homem não pode, por seus próprios esforços, remover o obstáculo do pecado; a libertação terá que vir da parte de Deus (Jn 2.9). Para isso Deus tem que tomar a iniciativa de salvar o homem. O testemunho das Escrituras é este: que Deus assim o fez, Ele enviou seu Filho do céu à terra para remover esse obstáculo e dessa maneira reconciliou o homem com Deus (Jo 3.16,17).

Ao morrer por nossos pecados, Jesus removeu a barreira; levou o que devíamos ter levado; realizou por nós o que era impossível de fazermos por nós mesmos; isso Ele fez porque era a vontade do Pai. Essa é a essência da expiação de Cristo.

Em Cristo,
@EltonMorais

23 de agosto de 2011

Mantenha o foco!






Ontem aconteceu um evento chamado DNA (Dia Nacional do Adolescente Presbiteriano) que acontece todos os anos na Catedral Presbiteriana do Rio para a comemoração do dia dos nossos adolescentes, UPA’s (União Presbiteriana de adolescentes) de todo o Rio se juntam nesse dia para confraternizar. E nesse ano não foi diferente, tinham muitas pessoas, louvor o dia inteiro e tudo o que tem todo ano... só que o que eu não sabia é que Deus já tinha preparado um momento sem igual no DNA de 2011. Acredito que o que diferencia tudo o que fazemos é o foco. Um exemplo, se você se focar em estudar, você vai tirar boas notas, consequentemente; e assim aconteceu com nosso querido evento. Todos os DNA’s que eu fui, saí de lá como entrei, porque o único objetivo era rever os amigos de longe, fazer novas amizades.. com uma tristeza no coração reconheço que podia ter aprendido tanto com as mensagens passadas nesses eventos anteriores, mas por falta de foco, não o fiz. Nós temos o dia inteiro para confraternizar e a tarde temos o culto.. mas eu e meus amigos sempre ficávamos brincando no culto, não nos importávamos, como se não estivéssemos na casa de Deus. Triste.

                Mas isso foi antes de Deus transformar minha vida e mudar o meu foco! Glória a Deus! Meu Papai é lindo!!! E antes mesmo de viajarmos para o centro do Rio (Onde acontece o evento) eu e Carol – grande amiga e irmã amada em Cristo – já falamos que sentaríamos na frente da igreja esse ano, para prestarmos atenção no culto. Já começou daí, saímos de casa com um objetivo diferente. E quero atentar para esse ponto: nós temos que decidir o foco de tudo o que fazemos, principalmente dentro da igreja; não é só se animar “ebaa evento de adolescentes da igreja, vamos nos divertir!” mas sim, “qual é o motivo, a finalidade disso? Rever meus amigos, me divertir? Sim, claro!! Mas o objetivo principal é glorificar a Deus e aprender mais dEle!”.

                E outra, quando o foco muda, tudo muda junto com ele. Deus me presenteou com um dia incrível, revi meus amigos, me diverti incrivelmente com eles, ri horrores, matei a saudade... e na hora do culto, mesmo com a catedral (que é enorme) estar extremamente cheia e não ter lugar mais pra sentar... acomodei-me ali no chão mesmo, mas fiquei na frente, como tinha prometido a mim mesma! Com um pouco de dor nas costas, mas sem reclamar, pois pelo menos ali eu poderia prestar atenção no culto e manter mais uma vez o foco. Em certo momento eu pensei “Não, eu não posso sair daqui como entrei, eu não me desloquei lá de Angra até aqui para poder cantar por cantar, eu tenho que aproveitar as oportunidades que Deus me dá e modificar meu dia!” A partir daí louvei a Deus, realmente pensando no que estava sendo cantado e Deus começou a agir. Aprendi muita coisa com a pregadora Leninha Maia, Deus tocou no coração de tantos adolescentes e aprendi que nós não somos os únicos a passar por problemas, por tentações e dificuldades. Por todo o mundo tem gente lutando contra si mesmo, contra o inimigo, contra seus pecados.. por todo lado tem gente que tá caindo, mas tá levantando também, pela graça de Deus. Eu não devo me conformar em como estou e sim, decidir-me já em mudar de vida! Não estou bem hoje? Que eu procure hoje a mudança e a libertação! Pois amanhã pode ser tarde demais...

                No fim, foi extremamente lindo ver aqueles adolescentes levantando suas mãos e recebendo Jesus em suas vidas, foi tocante ver outros tantos reafirmando seu compromisso com o Senhor – eu fui um desses – ver tantos adolescentes sendo tocados pelo Senhor, chorando, entregando suas vidas, líderes derramando lágrimas por seus adolescentes.. ah, o Pai.. só Ele sabe o quanto aquele momento vai ficar gravado no coração de cada um daqueles que se levantaram e tiveram uma experiência diferenciada. Minha oração hoje é para que nenhum daqueles que se levantaram desanimem, mas permaneçam firmes e mudem de vida!

                Saí de lá feliz, com a certeza de que aquele tinha sido o melhor DNA de todos, não só porque matei a saudade dos amigos e passei um dia incrível com eles, mas também, porque o Senhor agiu em nossas vidas e mudou o foco naquele culto extremamente lindo. E sem contar o presente, de poder aprender mais com minha linda, amada, irmã, amiga Carol, que por não sei por quanto tempo, na volta, conversamos sobre o nosso Pai lindo. Agradeço a ela, por me ajudar e me fortificar na fé, me fazer ver que não sou só eu que tenho lutas, todos temos. Finalizo esse texto agradecendo a Deus por ter derrotado os principados e potestades que dominam esse mundo tenebroso e os jogado por terra, quando tentaram desesperadamente fazer com que não fosse a maravilha que foi o dia de ontem, naquela catedral abençoada, e o Senhor ter permitido que tantos adolescentes firmassem um compromisso com Ele.

                Minha mensagem pra você hoje é te impulsionar a manter o foco. Mantenha o foco irmã, mantenha o foco irmão. Satanás está trabalhando contra nós, mas o que está em nós é maior do que o que está no mundo, então com todo amor que eu possa transmitir, não se deixe desanimar e permaneça firme e receba o desafio de manter o foco no indescritível, Rei dos Reis, amado da minha alma, lindo, maravilhoso, JESUS CRISTO, que a partir disso, te garanto, grandes coisas acontecerão em sua vida e me modificarão para sempre!

Twitter: @arlenekanaki

21 de agosto de 2011

Humor Cristão



- Paradoxo: Estágios da vida -




Peguei no Cristão Confuso Que viu no Capinaremos


Repense & Reflita






- O que se perde seguindo Jesus? -









Confesso que algumas vezes já pensei nessas perguntas: o que se perde seguindo a Jesus? Será que está valendo a pena? Meu lugar é mesmo na igreja? E creio que não somente eu tenho tais dúvidas, mas muitos de nós. 

Um grupo em particular, creio eu, já passou e está passando por dificuldades levemente semelhantes às nossas: a Igreja Perseguida. Quero mencionar aqui a chamada Janela 10/40, uma extensão de terra que compreende cerca de 1/3 do território do planeta e engloba 2/3 da população mundial. 


Na Janela 10/40 o cristianismo é extremamente reprimido. As principais religiões encontradas lá são Budismo, Islamismo e Hinduísmo. Os cristãos são perseguidos por sua fé em âmbito espiritual, físico e moral. Recentemente uma menina de 12 anos de idade perdeu os movimentos das pernas por não ter negado a Cristo. Será que ela se indagou “isso está valendo a pena?”, “esse é o meu lugar?”, “porque Deus ME escolheu?”, ou ainda “o que eu perco seguindo a Jesus?”, será? 

Quem sabe já perguntaram a nós se somos cristãos. Quem sabe nós respondemos que não. Quem sabe o seu discurso seja assim: “eu sei que Deus está no meu coração, não preciso afirmar isso para todos que me perguntam, vou ser motivo de gozação”. Cuidado! Em 1 João 2:23 está escrito “Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai”. 

Diante da fé perceptível que aquela menina demonstrou, a dor de não ter os movimentos das pernas seria tremendamente menor do que a dor de não ter o Pai. 
“Não ter o Pai”. Esta afirmação é forte. Sem Deus! Você já se imaginou sem Ele? Eu já: minha vida sem Deus seria um depósito de pecados monstruosos acumulados de uma vivência errônea inteira, fardos pesados, culpas tremendas, superficialidade, solidão. “O que eu perco seguindo a Jesus?” 

Esta pergunta esta ERRADA. Eu não perco nada seguindo a Jesus, você não perde nada, muito pelo contrario: nós ganhamos o Pai! Recebemos uma vida com Deus! Dificuldades, dúvidas e incertezas virão? Sim mas com a ajuda dEle serão superados. A formulação CORRETA da pergunta é: “O que eu perco não seguindo a Jesus?” Estou cursando um seminário teológico que dura um ano. Um ano longe de casa, longe da comunidade, longe dos amigos e pra piorar fica numa cidade de interior: completamente o oposto do que eu vivia em 2010. Então, por que eu? Porque Deus ME escolheu dentre tantas pessoas? 



Talvez você não esteja numa situação como a minha. Talvez você esteja pensando assim em relação à sua vida de fé, ao seu ministério, à sua família, ao seu colégio ou trabalho. Talvez você pode estar fazendo tudo sozinho, ou sendo “zuado” por ser “careta”. 

Seguir a Jesus VALE A PENA. Deus quer te usar bem aí onde você se encontra. Ele TE escolheu porque você éúnico! “O que estou perdendo não seguindo a Jesus?” Leia essa pergunta novamente e pense na resposta. Pare de murmurar, agradeça a Deus por todas as bênçãos que Ele tem proporcionado e peça perdão por, muitas vezes, não reconhecer e desfrutar das mesmas. 

Termino o texto com um versículo muito forte, de encorajamento a todos nós: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar” (Josué 1:9). 

Texto inspirado na pregação do dia 13/08, na Juventude Evangélica Apóstolo Pedro em Jaraguá do Sul, SC.

20 de agosto de 2011

- Lista de Parabólas de Cristo

- A tabela abaixo mostra é uma lista consensual das 50 parábolas registradas dos chamados evangelhos sinóticos (perceba que o evangelho de São João não consta). Estou ciente que existe muita discussão sobre esse numero, mas como citado, e estimativo.

Na lista contata-se que algumas parábolas, de certa maneira, foram registradas nos três Evangelhos.


Mateus
Marcos
Lucas
1
O Semeador
13.3-18
4.13-20
8.4-8; 11-15
2
O Joio
13.24-30


3
O grão de Mostarda
13.31-32
4.30-32
13.18-19
4
O Fermento
13.33


5
Cego que Guia outro Cego
15.14

6.39
6
Os Lavradores Maus
21.33-46
12.1-12
20.9-19
7
As Bodas (Grande Ceia)
22.1-14

14.16-24
8
A Figueira (sem fruto)
24.32-33
13.28-29
21.29-31
9
Médico Cura a Ti Mesmo


4.23
10
Remendo Novo
9.16
2.21
5.36
11
Vinho Novo
9.17
2.22
5.37-39
12
Rico Insensato


12.16.21
13
O Dono da Casa e o Ladrão
24.43-44

12.39-40
14
Figueira Estéril


13.6-9
15
Os Primeiros Lugares


14.7-11
16
A Ovelha Perdida
18.12-14

15.4-7
17
O Juiz Iníquo


18.1-8
18
O Fariseu e o Publicano


18.9-14
19
Os Talentos
25.14-30

19.11-27
20
Tesouro Escondido
13.44


21
Perola Preciosa
13.35-46


22
Rede Cheia de Peixes
13.47-50


23
Coisas Velhas e Novas
13.51-52


24
Lâmpada Embaixo da Mesa
4.21-23

8.16-17; 11.33
25
Como julgar será Julgado
7.2; 13.22
4.24-25
8.18
26
Grão que Cresce no Solo

4.26-29

27
Os Dois Filhos
21.28-32


28
Reino Dividido
12.25a
3.24
11.27
29
Casa Dividida
12.25b
3.25

30
Valente Vencido
12.29
3.27
11.21-22
31
Dracma Perdida


15.8-10
32
O Pai que dá boas coisas
7.9-11

11.11-13
33
Homem que Edifica a Casa
7.24.27

6.47-49
34
Meninos Brincando na Praça
11.16-19

7.31-35
35
Ovelha que caia no buraco
12.11-12

14.5-6
36
Impostos dos Governos
17.25b-26


37
Servo Mau
18.23-35


38
Trabalhadores da Vinha
20.1-16


39
Servo na Ausência do Senhor
24.45-51


40
As Dez Virgens
25.1-13


41
O Senhor que Viaja

13.33-37

42
O Credor que Perdoa seus Devedores


7.41-43
43
Bom Samaritano


10.30-37
44
Amigo Inoportuno


11.5-10
45
Aumentar um Côvado
6.27

12.25-26
46
Servos que Esperam Retorno de seu Senhor


12.35-38
47
Construção de uma Torre


14.28-30
48
Rei que Sai para Guerrear


14.31-32
49
Administrador Infiel


16.1-9
50
Lazaro e o Rico


16.19-31

A lista foi postada aqui, no Reflexão Bíblica