Páginas

6 de dezembro de 2011

Pira Nossa Terra, desabafo

- Mentira do Capeta - 




Em meados de 2000, minha esposa e eu, após o encerramento dos trabalhos da igreja que na época nós congregávamos, decidimos por indicação de uma pessoa próxima (minha mãe!) — irmos a uma reunião da "Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra". Até hoje eu, que tenho formação teológica, pergunto-me: Como pude ser enganado, manipulado e ter aceitado o regime de terror espiritual que nos foi imposto pelas "autoridades" da pretensa igreja?

Logo que entramos, fomos conduzidos a fazermos parte de uma "célula" em pleno sábado à tarde (!!!) — a qual não podíamos faltar para nada, com o risco de sermos considerados rebeldes e mau servos. Por combinação, minha esposa e eu resolvemos ver aonde tudo isso ia dar...

Ah! Se arrependimento matasse!
Como sou músico, fui informado que para tocar na Equipe de Louvor tinha que, além de estar em célula, também me matricular em uma "Escola de Líderes" (que depois mudaram o nome - apenas o nome - para "Escola de Vencedores").

Dentro desse curso somos "orientados" a submissão total, irrestrita aos nossos Líderes Espirituais: Bispos Robson e Lúcia Rodovalho. Também éramos informados que não éramos convidados e sim "convocados" e "intimados" a participarmos de toda a grade de programação e "festividades" da Igreja (?).

Imagine você: ser por seis anos privado de poder viajar de férias, acampar, ir a apresentações musicais e afins — porque tinha a "obrigação" me se fazer presente em "Celebrações de Inverno e Verão", "Encontros", "Reencontros", "Encontros de Líderes", "Encontros de Mestres" — "discipulados" semanais, muitas vezes às 23:00h; pois era o tempo que a "pastora" tinha na sua agenda e por aí vai...

A frustração era ainda maior ao descobrir que nunca ia poder exercer o meu pastorado, pois não tinha um número X de "células" para me credenciar. A “gota” veio quando várias pessoas que ajudei a preparar foram separadas ao pastorado por terem "n" células — e a mim foi falado da boca de uma "pastorta" que eu havia ficado para trás por não acordar e abrir células. Pode?

O sentimento que me foi crescendo era de escravidão, inércia (não podia tocar, cantar, ministrar — por não querer "abrir" uma célula); e principalmente de pena, ao ver tanta gente boa indo do fundo ao poço da depressão e stress, por não conseguirem “bater a meta” de aberturas de células — alcançando assim o retorno financeiro do "Parceiro de Deus".

Hoje faço parte de um grupo fechado, mas aberto (dá pra entender?) — formado principalmente por ex-membros (pastores, ministros, líderes, diáconos e etc.) da Sara Nossa Terra. Nós fomos, por palavras de uma das pastoras, considerados frutos "podres" que devem ser evitados, para que os outros evitem contaminação doutrinária. Para você ver... Depois de tanto tempo pregando posso dizer que por ironia, só pude me sentir livre e curado depois que minha esposa e eu rompemos com a Igreja que prega a Cura Interior e a Quebra de Maldição.

Nele, que Sara e Cura.

Resposta:
Meu amado irmão: Graça e Paz!

Morando aqui em Brasília, atendo o tempo todo gente que veio de lá pirada, doente, cheia de medo, deprimida, sem identidade, robotizada — soldadinhos de chumbo, bonecos de carne sob comandos, clones de líderes que só lideram sob o tacão do medo; e que inda introjetam nos coitados que fazem a tal “cura interior” um sentimento de “curra interior”; e os que são objeto de “quebra de maldições” chegam oprimidos pela maldição do medo por eles imposto — sem falar nos muitos que, depois das tais curas interiores e ou regressões, voltam com pais “inventados” e com molestações sexuais inexistentes — passando, daí pra frente, a viverem sob fantasmas e medos; pois, de fato, ficar sob aquele jugo é que é a maldição.

Falo sem medo nenhum. Nem deles e nem de ninguém. E eles sabem disso. Sabem que é assim que sinto porque também sabem que os conheço.

Sabem porque ouvi da boca do “bispo”, em 1990, no Hotel Torres (ele e César Augusto) — que haviam visitado o Macedo e que o imitariam.

Chamo os dois em qualquer lugar, em minha presença, a fim de que neguem isto. Também fui eu quem teve que separar os “bens” deles (Roda e César) — quando se divorciaram “litigiosamente”. Eles e o mundo sabem disso. E eu me arrependo até hoje de ter participado daquela maluquice e sandice.

Agora o Roda é candidato a Dep. Federal. Tragédia. Trocou a primogenitura por um prato de lentilhas podres e corrompidas. Se não se arrepender, grande calamidade o aguarda.

Surtaram. Deixaram-se tomar pela Síndrome de Lúcifer. Narciso é seu deus. E o poder e o dinheiro são seus anjos da guarda.

Vejo aquela legião de meninos, todos bem jovens, sendo enganados por eles. Lá só há crianças; pois, gente grande não agüenta o imbecilismo por eles proposto. São líderes de escoteiros fanatizados. Agora, as crianças são todas “cabos eleitorais” do Roda. Ele que abra o olho, pois de Deus não se zomba. Quem brinca com Deus, Roda.

Um amigo outro dia, ouvindo a multidão dessas calamidades, e que aqui em Brasília me cercam todos os dias, disse que o nome não deveria ser “Sara a Nossa Terra”, mas sim “Pira a Nossa Terra”. Irônico, porém real!

E o Roda diz que de Dep. Federal vai a Presidente da República. Meu Deus! Deus salve o Brasil de tamanha calamidade.

Quanto a ele, como é Roda, já se envolveu num novelo de tantas maracutaias (ele sabe que eu sei) — que dificilmente daí sairá sem ser pela porta dos fundos.

Deus o livre! Que encontre algo que o valha!

Que o amor que um dia ele teve por Deus, quando o conheci ainda jovem, em Goiânia, volte à sua alma — pois, do contrário, o juízo de Deus o visitará a fim de sacudi-lo. Se ele é filho amado, não seguirá sem disciplina; pois somente os bastardos é que seguem para sempre sem conhecerem o amor disciplinador do Leão de Judá.

Aquilo é empresa. É negócio. É massa política. É pretexto para receber dinheiro de dentro e de fora. Eles sabem que eu sei.

Processar-me-iam? Não! Eles sabem que eu sei. E sabem que não brinco.

Aliás, sou procurado por pessoas com provas documentais que os colocariam em situação de miséria, oferecendo-se para tirar a mascaras dos enganos (de todos os tipos), e digo que não. Se tiver que ser, Deus mesmo fará. Mas já estive muitas vezes agachado no fundo da cova onde aliviam o ventre, à semelhança de Saul. E eles nem viram. Agora, que o saibam.

E, aqui, qual louco, digo o que digo; não porque os queira mal, mas porque vejo o mal que fazem; e minha alma se contorce ao ver o uso, o abuso, a manipulação, a perversão do Evangelho, e o engano que eles propõem.

Não entrarei em detalhes. Daria um livro. E tenho centenas como testemunhas do que digo. E todos com histórias do arco da velha; e todos sérios; e todos já foram mais do que de dentro. Eles sabem.

Fique longe de maluquices!

Nele, que só tem um Evangelho; e o resto é falsificação,

Caio

11 comentários:

  1. Por um tempo eu frequentei a Sara,e o que não conseguia engolir mesmo era esse negócio de maldição hereditária, difícil.
    Quanto ao resto, nunca fui obrigadaa nada, nem a abrir célula, frequentar eventos, encontros e participei da escola de líderes por que quis, no entanto, como isso faz um certo tempo talvez tenha mudado.
    Entrei e saí porque quis.

    ResponderExcluir
  2. É Janise, Tem umas pessoas que se envolvem mais com o ministério e por isso são cobradas duas vezes mais...

    Conheço não só uma mas diversas pessoas que foram 'adestradas' a serem "lideres exemplares" a pregarem o que está na pauta sem liberdade nenhuma, presos na coleira da religião e da doutrina de homens...

    Esse texto aí é de um homem que felizmente saiu vivo depois de ter sido humilhado pra caramba, voce foi abençoada de não ter passado o que ele passou.

    ResponderExcluir
  3. Vou aproveitar e fazer um adendo aqui. Não é só na Sara que se faz isso, na Casa da Bênção (da minha cidade) posso lhe garantir que a coisa é nesse modelo, aqui sim eu vi que a coisa é feia.
    Mas quem se relaciona com Deus não se firma em um lugar assim, não por muito tempo.

    ResponderExcluir
  4. É Aqui na minha cidade, o Sara Nossa Terra está só começando... só tem jovens e é pura bagunça, mas já tem algumas células.

    Mas onde eu vi essa pressão em cima de =gente pra multiplicar as céulas e tal é em uma batista gedozita que tem mais tempo que o SNT por aqui. o problema então sempre foi os lideres acima dos lideres e a visão canceriana celular.

    ResponderExcluir
  5. Fiz parte de uma igreja similar à Sara Nossa Terra e me identifiquei muito com tudo que o irmão ali disse. É esse o sentimento mesmo. Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  6. O cara que começar como pastor, sem ao menos ter a capacidade de pregar numa célula? Dá pra entender? Simples irmão, seja pastor, e faça uma igreja "melhor", já que vc é tão capaz e tão bom assim. Afinal, já que vc é tão cristão assim, pq chega ao ponto de julgar uma igreja de Cristo, e sair falando abrobrinha?
    O que seria bagunça, é mais do que pura organização, vc não é obrigado a fazer nada. Mas já que vc quer ser logo pastor, e vai tirar ferias todo mês? Se a Sara Nossa Terra é essa bagunça, imagina como seria uma em sua direção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anonimo conheço muitos jovens que frequentão essa igreja são todos manipulados bobos eu convivo com uma menina de 18 anos filha da minha mulher, toda semana tem que comprar um livro uma caneta etc...agora se nao tem o dinheiro pra dar meu amigo eles virão o demonio em pessoa precisa ver o que minha enteada fala pra sua mae quando nao tem dinheiro para uma tal de revisão arena tudo tem que dar dinheiro e nao e pouco nao coisa de 10 reais ou vinte é 100 reais 200 reais
      que igreja e essa meu sogro falou que nao aguenta mais ele gastou 1200 reais com essa sara meu bolço

      Excluir
  7. infelizmente tenho que informa-los que Vocês não estão maduros para receber orientações de crescimento... vocês querem fazer do jeito de vocês e se não conseguirem gritam e choram falando mal da Igreja. Vendo o que a Igreja Sara Nossa Terra tem vindo crescendo explosivamente em cada região me esqueço rápido de tudo isso que vocês falaram ... Minha vida mudou depois que entrei na sara ... para vocês crescerem tem que abrir mão das suas vontades o que vocês não querem ... temos que pagar o preço para crescer ... na Sara eu aprendi a ser Líder ... não só de jovens mais da minha vida também. abrem o olho .. só quem pode falar mal da igreja do Senhor é o Proprio Jesus ... e se a igreja fosse algo errado não cresceria tanto em Numero e avivamento ... infelizmente oque vocês estão falando esta errado ... Procurem se converter verdadeiramente ... pois falar Mal ... é coisa de gente Mal Carater !

    ResponderExcluir
  8. e triste ler isso, sou lider sou sara nossa terra, e enquanto vcs murmuram por preguica de cumprir o ide, tem jovens sendo salvos da morte todos os dia..shalon a todos

    ResponderExcluir
  9. Oi, bom faz um tempinho que este post foi publicado mas, mesmo sendo algo antigo resolvi comentar, sabe qual é a minha opinião á respeito isso ?
    Acredito que tudo o que foi escrito acima não passa de um Pr. que infelizmente mantem magoa emocionais por não ter a "liberdade" que pensou que teria ao ingressar na Sara Nossa Terra, acredito que se sentiu ferido e agredido por não ter o reconhecimento e posição desejado . O fato de você ser um musico, pastor, cantor, malabarista, engolidor de fogo ou qualquer outra coisa não te fazem melhor no reino de Deus, "O ser humano pode ter dons admirareis e mesmo assim ser rejeitado por Deus " (- Jhonatan Edwards ) o exemplo disso está em Mt 7:22-23, os dons que Deus te deu se tornam inúteis quando não se tem humildade suficiente para utiliza-los,
    E ao fato de ser dito á respeito da Escola de Vencedores " Dentro desse curso somos "orientados" a submissão total, irrestrita aos nossos Líderes Espirituais: Bispos Robson e Lúcia Rodovalho." não é querendo subestimar seus conhecimentos teológicos mas não esta escrito em Hebreus 13:17 " Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil." creio que não há nada de errado em pregar o que está escrito na bíblia certo ?

    Sobre o fato de insinuar ter perdido a liberdade por ser "OBRIGADO" a participar de eventos como celebrações de verão inverno e discipulados gostaria de deixar aqui um versículo e um pensamento Prov. 24:5-6 (NIV) "Um homem sábio tem grande poder, e um homem de conhecimento aumenta a força." - Para travar guerra você precisa de guia, e para vitória de direção e conselho. Os eventos e discipulados nada mais são do que oportunidades de crescimento e correção tanto dos nossos sentimentos quento do nosso caráter como cristãos.
    Me atrevo ainda fazer uma pergunta como queria exercer um pastorado se não conseguia liderar a e administrar células ?
    Como esta escrito em Lucas 16:10 "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito."
    Sobre o fato de falar que a Sara Nossa Terra só pensa em metas e números eu concordo e sabe o motivo...
    á cada 1 vida que eles ganham é uma vida que o diabo perde entendeu...
    Acredito que se ao invés de ter alimentado o orgulho e as magoas de não ser aceito e acolhido como o "QUERIDINHO DO PAPAI" você tivesse usado a cobrança como estimulo pra crescer hoje seria um grande líder na igreja. Por favor para de se sentir "machucado" "ferido" com as palavras dos pastores "CRENTE NÃO TEM QUE ANDAR FERIDO TEM QUE ANDAR MORTO, se sente-se ferido é por que tem carne ai varão.. VIGIA !!!
    Não quero alegar que os pastores e lideres da Sara Nossa Terra são perfeitos afinal são seres humanos, porém criticar todo um ministério pra querer justificar insubmissão e rebeldia isso não posso aceitar, afinal vai contra a palavra de Deus sendo assim contra aquilo que acredito.
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir

Comentem!
Comentem!