Páginas

2 de novembro de 2011

Aprendizagens

- Repense e Reflita

Diretamente do Blog Confissões de Psicóloga

Aprendemos sempre. Desde que nascemos estamos em constante aprendizagem.
Muitas vezes aprendemos por “tentativa e erro”, afinal não e erra e se acerta se não agir. Também aprendemos com os modelos, sejam eles bons ou maus. Qual a diferença entre os dois?
Aprender por “modelação” evita vários erros e conseqüências, mas por “tentativa e erro”, ficamos vulneráveis às nossas escolhas e comportamentos. Qual é mais saudável?
Os dois, sem dúvida, são importantes no nosso desenvolvimento, mas vale lembrar que por “tentativa e erro”, a experiência pessoal é mais autêntica, enquanto por “modelação”, você vive a experiência do outro.
Não estou, de forma nenhuma, querendo afirmar que você deve sair por ai, fazendo e experimentando de tudo para aprender conforme a “tentativa e erro”. Se você sabe os malefícios do tabaco, por exemplo, por “modelação” você pode ser abstinente e evitar as conseqüências de um hábito prejudicial ao seu organismo.
E qual o sentido disso na nossa vida cristã?
Muitos cristãos tem vivenciado a espiritualidade através das experiências pessoais dos outros (modelação) e sentem dificuldades de se lançarem na fé e relacionamento pessoal com Deus, por sua própria tentativa.
Buscam se alimentar através de sites, blogs, livros de pessoas famosas (ou não), do que investir em seu próprio tempo de relacionamento com Deus. É como ler “Caras” para ficar rico ou “Veja” para ser culto!
Nada errado em fazer boas leituras, o problema é quando isso se torna como uma idolatria (como se determinadas coisas escritas fossem a verdade absoluta, sem proporcionar um pensamento crítico) na sua vida e te impede de ter o seu próprio relacionamento com as pessoas e com Deus.
Por exemplo, cresce o número de blogs e sites que falam sobre namoro cristão, apologéticas, etc. Mas pouco se vê pessoas se aproximando do seu líder espiritual da sua comunidade e igreja para se aconselhar… por que de fato, na igreja, você é quem você é, você precisa se relacionar com o seu líder, mudar seu comportamento perante as pessoas e isso não é um caminho fácil. (É por isso, que a própria psicologia tem certas restrições quanto à psicoterapia online!)
Deus nos ensina que precisamos aprender através do nosso relacionamento com Ele (oração), da leitura de sua Palavra para nós e dos relacionamentos com pessoas. Ao usar todas estas fontes (internet, livros, etc) precisamos nos lembrar que seres humanos nunca são infalíveis e que todo o ensinamento tem que ser examinado à luz das Escrituras (Atos 17:11; 1 Tessalonicenses 5:21-22).
Por Aline Zeeberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!
Comentem!